top of page

As Runas: o que são?

  • Foto do escritor: Robinson & Luiza
    Robinson & Luiza
  • 19 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de mai. de 2021


Uma breve apresentação


Originalmente, as Runas eram sons, vibrações, emanações da energia cósmica, da natureza, dos Deuses, e uma forma de comunicação dos seres humanos com essas forças maiores.

Sua conformação nos símbolos que conhecemos hoje se deu posteriormente, assim como seu uso como alfabeto e oráculo (duas das utilizações mais difundidas e populares atualmente).


Tratando-se de um sistema simbólico inspirado na antiga tradição nórdica, as Runas tem seu valor arquetípico e dogmático para aqueles que se conectam com elas, quer seja através de seu sistema de crenças, quer seja por reconhecer em sua linguagem uma conexão mais ampla de apelo universal, através da qual pode-se ir além da mente ordinária e vislumbrar o movimento de forças naturais.


Como todo simbolismo dogmático,

seu valor é ancorado na crença e na fé do praticante.


Cada Runa é a expressão de uma energia completa em si, e, por sua vez, complementada pelas demais. O conjunto de símbolos (chamado de Futhark) e as forças que manifestam contam a história da criação do universo, do desenvolvimento da consciência humana, dos desafios e dádivas da vida, e constelam os mais diferentes aspectos da nossa existência.

Por serem tão abrangentes, têm uma utilização prática também muito vasta.


Apesar do uso oracular ser o mais difundido, as Runas são um sistema de magia muito amplo, uma escrita sagrada de comunicação com deuses e forças da natureza, símbolos que agem como portais energéticos, arquétipos que constelam emoções, pensamentos e valores capazes de impulsionar o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, entre muitas outras utilizações.


Também podem ser combinadas para criação de talismãs e amuletos específicos, (manifestando, ativando ou equilibrando energias e qualidades particulares), vocalizadas, mentalizadas...

Sendo uma ferramenta tão poderosa, é preciso conhecimento e responsabilidade para utilizar-se deste recurso de forma apropriada.


Aquele que se conecta com as Runas, desvenda sua linguagem e conhece seu sentido mais profundo, tem como aliada uma ferramenta potente, ampla e versátil de apoio e proteção, um sistema simbólico de referenciação para o desenvolvimento e aprimoramento ao longo da jornada.


Mais do que um oráculo ou um alfabeto,

as Runas são um Caminho para a vida.



Comments


bottom of page